EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE

O que me move é a paixão

 

O que leva uma menina de 16 anos a dizer para o mundo que quer ser escritora? Um ano depois da decisão tomada, ainda não consigo responder à pergunta sem parecer piegas.

O que me move é a paixão. Sou levada às palavras para que a ausência delas não me leve à loucura. Quero ser escritora porque não sou nada sem a escrita.
Colocar o que sinto no papel é terapia, desliga- -me do mundo, traz-me paz.
Não acredito que nenhuma outra profissão me proporcionaria tamanho prazer.

Ser escritor num país com problemas sérios na Educação e no qual poucos valorizam a literatura, realmente não é fácil. Mas os números recentes dão um misto de ânimo e esperança a quem resolveu seguir por esse caminho.
Atualmente, o público jovem de leitores só faz crescer.

Uma vez, durante uma entrevista, a escritora Clarice Lispector ouviu a seguinte pergunta: “Por que você escreve?”. Ela logo retrucou: “Por que você bebe água?”. A resposta, à primeira vista, parece bonita. Mas só entende a carga de realidade e sinceridade na fala de Clarice quem compartilha o mesmo sentimento.

A escrita não se escolhe, acata-se. Ela vem de dentro, da alma. Escolhe você, e quando se manifesta, não dá muitas opções. Você precisa escrever, externar o que sente e transformar em palavras aquilo com o que não consegue lidar internamente. Escrevo desde os 14 anos; profissionalmente, desde os 16, e hoje, tenho absoluta certeza de que quero fazê-lo para o resto de minha vida.

Bruna Paiva*



* Bruna Paiva tem 17 anos e cursa o terceiro ano do Ensino Médio no Instituto Pio XI. Mantém o blog www.adolescentedemais.com.br e tem contos publicados em diversas antologias da editora Andross. O mais recente, “A bonequinha de porcelana”, na antologia de terror King Edgar Hotel, foi premiado com o primeiro Prêmio Strix de Literatura.



Matérias Anteriores:

LOCALIZAÇÃO

Rua Roberto Silva, 71 - Ramos
CEP 21060-230
Rio de Janeiro - RJ

Veja Mapa

HORÁRIO

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

FALE CONOSCO

3194-1401

3194-1404


Email: atendimento.pioxi@abeas.org