EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE

De Mãos Dadas Pela Educação

 

O que dizer sobre educação?

Parando pra refletir, posso escrever tantas coisas; coisas boas e ruins. E tenho certeza de que uma página só não seria o suficiente. Mas, nesse momento, prefiro falar em Educação através de uma analogia. Sim, uma comparação com uma estória de vida e real.

Há um tempo, ouvi um relato que me deixou comovida. Uma família tinha uma fazenda e nela plantava milho. Era época da colheita, e quando chegava esse momento, todos se reuniam para colaborar: vizinhos e parentes. As crianças ficavam muito empolgadas nessa hora; naquele momento de alegria pela colheita, constatou-se que um menino sumido. Todos saíram em busca do garotinho, de forma isolada, independentes, sem organização nem estratégia. Estavam desesperados.

Levou-se um dia todo, e, também, a madrugada, sem sucesso. Até que um jovem rapaz teve a seguinte ideia: Vamos dar as mãos e cobrir o milharal todo de uma vez só; dessa forma, atingiremos a área completamente. A ideia do rapaz deu resultado.

O menino foi encontrado e levado aos braços da mãe. Porém, era tarde demais. Ele estava morto. A mãe, inconsolável, gritava: “por que vocês não tiveram essa ideia antes? Meu filho estaria vivo agora!”.
A grande lição dessa estória é que podemos fazer muito de mãos dadas, e a Educação pode fazer muito quando todos: pais, professores, alunos, sociedade, unem - -se por um objetivo comum: oferecer um desenvolvimento integral ao pequeno cidadão que está em formação.

De fato, parece que na maioria das vezes buscamos resultados de forma isolada, independente, cuidando apenas daquilo que nos interessa, sobretudo do que pertence à nossa área de conhecimento, a despeito do enorme milharal que cerca — e, muitas vezes, sufoca — alguns de nossos alunos. Falta, inúmeras vezes, a simples e eficaz atitude de darmos as mãos, de construirmos um mesmo edifício chamado conhecimento, reconhecendo que nossos saberes devem ser bons convivas para que os educandos a nós confiados possam colher doces e suculentos frutos a partir das aulas e das atitudes coletivas dos educadores.

Buscamos, repetidas vezes, unir o ideal ao possível porque estamos todos imbuídos de um mesmo e nobre propósito: ensinar-educar-formar. E os resultados serão bons caso haja a forte disposição de não realizar esse trabalho de modo individual, egoísta, isolado. Portanto, vamos todos dar as mãos e faremos uma educação cada vez melhor.


Professora Simone Henriques
Graduada em Ciências Biológicas
Especialista em Ciências Biológicas pela UERJ
Docente de Ciências do Ensino Fundamental II
no Instituto Pio XI




Matérias Anteriores:

LOCALIZAÇÃO

Rua Roberto Silva, 71 - Ramos
CEP 21060-230
Rio de Janeiro - RJ

Veja Mapa

HORÁRIO

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

FALE CONOSCO

3194-1400

SOE - 3194-1405
SCP - 3194-1420
FAX - 3194-1416
Email: atendimento.pioxi@abeas.org